Marketing de influência é uma estratégia de marketing que coloca em prática ações focadas em pessoas que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores de produtos ou serviços.

Para a Forbes, num passado recente, as marcas apostavam apenas em blogueiros populares e celebridades. Hoje há, segundo a revista, um novo entendimento: consumidores comuns também geram alto impacto e alcance.

Há mais de 100 anos, Nancy Green tornou-se a primeira influencer marketing – termo originalmente inglês – ou digital influencer. Ela, que foi escrava, foi convidada pela Aunt Jemina, marca conhecida pela produção de alimentos para café da manhã, para estampar as embalagens de seus produtos.

A ação funcionou! A proposta de usar a imagem de uma pessoa que, até então, não estava sob os holofotes da fama, causou no público uma identificação imediata. De cara, a marca recebeu mais de 50 mil pedidos de massa de panquecas, e Nancy Green tornou-se a porta-voz da marca com direito a contrato remunerado vitalício.

Você já deve ter ouvido a expressão “se está na boca do povo, então é verdade”… O marketing de influência foi inspirado do boca a boca. Os influencers recomendam produtos e serviços para seus seguidores, que são alcançados de acordo com o seu padrão de vida, personalidade e experiências.

O marketing de influência pode gerar resultados para sua empresa

A sua estratégia digital pode ser enriquecida com o marketing de influência. Com a utilização de vozes/imagens que causam rápida identificação para o seu público, a jornada de compra pode ser incrementada com aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão, de um grande número de pessoas de forma a favorável à sua marca.

Os resultados têm sido positivos para quem investe nesse tipo de estratégia, principalmente pelo fato de possibilitarem a ações, escolhendo que tipo de público atingir e os influencers com o perfil próximo ao da empresa.

Quais são os benefícios que o marketing de influência pode gerar

O marketing de influência não exige um alto investimento financeiro para quem deseja colocar essa estratégia em prática. Esse já é o primeiro benefício comprovado. Além disso, possibilita também:

– acessibilidade, contribuindo para a formação de parcerias sem custo financeiro, mas com a troca de permuta, por exemplo;

– confiança, considerando que o influencer possui credibilidade com o público que receberá a recomendação do produto ou serviço;

– promoção da marca para amigos e familiares, simplesmente pela recomendação do produto (boca a boca);

– ser “gente como a gente”,  é o que faz os influencer serem uma preciosa fonte de parceria e renda para as empresas.

Quer aplicar o marketing de influência no seu negócio?

Para começar, defina bem os seus objetivos. A presença de um digital influencer na sua estratégia digital exigirá clareza nas suas ações. Além disso, antes de escolher um influencer para promover a sua empresa, conheça e entenda o perfil seu público.

Uma comunicação eficaz só é acontece quando há clareza na emissão da mensagem e quando se sabe para quem e porque estamos comunicando.

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