Nesses tempos de incertezas, use o mundo virtual para fortalecer a sua marca.

A pandemia do novo coronavírus chegou e causou muitas transformações tanto na rotina pessoal, quanto na rotina das organizações.  Com isso, pergunto: como a sua empresa foi impactada com esse cenário? Diminuiu as vendas? Teve que fechar as portas? De uma forma ou de outra, com certeza, sofreu algum impacto e você pode estar apreensivo quanto ao futuro. Calma. Saiba que a internet pode te ajudar e muito diante desse panorama! Bem, lembra daquele jargão do saudoso Chacrinha “quem não se comunica, se trumbica”? É isso. Comunique-se. Fale com o seu público, apareça. Afinal, quem não é visto não é lembrado. E quem não é lembrado não vende!

Se a empresa não é vista, não será lembrada pelos seus possíveis consumidores, portanto, não será capaz de garantir vendas. Sem planejamento digital seu negócio pode correr sérios riscos nesse período.

Sem planejamento digital sua empresa pode correr sérios riscos.

Atualmente, quais são os lugares em que as pessoas estão? Instagram, Facebook, Whatsapp, todos no meio digital, e você não pode ficar parado. Apareça. A presença online da sua marca é um meio bastante eficaz para solidificar o posicionamento e a identidade dela, bem como gerar vendas. Isso mesmo: você pode vender na internet – e agora mais do que nunca! Sua empresa tem site, Instagram, Facebook ou Blog? Não perca tempo: contrate uma agência. Um olhar profissional amplia ainda mais o potencial de sua marca. Confira as vantagens da presença digital em tempos de pandemia:

1 - Fortalecimento da marca

Estar na rede é um meio bastante eficaz para solidificar o posicionamento e a identidade de sua marca. Tem a ver com impactar as pessoas com a sua história, o seu porquê. Como explica Philip Kotler, o mestre do Marketing Moderno: “Posicionamento é mostrar para o seu público-alvo qual é a diferença entre você e os seus competidores”. A redação e o design a serem utilizados são ainda mais importantes para falar com o seu público, pois, dentre outros fatores, você precisa demonstrar solidariedade neste momento.

2 - Maior visibilidade e acessibilidade

Será que o seu negócio tem claras as metas, o público-alvo e, principalmente, o propósito? Bem, com essas questões evidentes, a visibilidade da sua empresa será melhor, pois impactará mais facilmente e positivamente os potenciais clientes. Agora, tal impacto será amplificado com presença online, uma vez que sua empresa é vista por mais pessoas, devido à abrangência da rede. Os usuários poderão considerar seu negócio como opção na tomada de decisão. Mas, se estiver offline, não haverá nem essa opção. Lembre-se de que essa estratégia também está acessível para o seu concorrente. Você já pensou na influência que isso terá nos seus resultados? 

3 - Aumento da competitividade

Bem, ainda não se convenceu? Saiba que é provável que seu concorrente já esteja nesse espaço e ainda com ótimos resultados. Não perca a oportunidade de aparecer para os seus futuros clientes. Priorize uma abordagem focada em uma boa presença online. Dessa forma, você estará de igual para igual para com os seus concorrentes, além de poder conferir o que eles estão fazendo. 

4 - Aumento exponencial das vendas

Se nenhum dos itens anteriores te convenceu, com certeza, este o fará. Em tempos de crise, aumentar as vendas é um sonho possível de todo empreendedor. Estar online é uma oportunidade singular de várias pessoas verem seu negócio. Como sua marca estará visível para mais pessoas, é provável que a maior parte delas se interessarão.  Suas vendas aumentarão fortemente e seu alcance será ainda maior do que no espaço físico. Sabe o que é mais impressionante? Na internet, podemos obter informações quase que imediatamente que ajudarão a entender melhor as preferências e comportamento do cliente. Assim, as estratégias de venda poderão ser potencializadas e, consequentemente, aumentará os lucros. Afinal, o segredo para o sucesso em qualquer estratégia de marketing envolve aproveitar os seus resultados para se aprimorar cada vez mais.

A transformação digital realmente tem o seu papel. Em 2016, a Unilever (que é uma empresa tradicional) comprou a startup Dollas Shave Club, criada em 2011 (empresa com modelo digital).  Essa organização vende lâminas de barbear por assinatura: o cliente paga um valor por mês e recebe um pacote de produtos. Em 5 anos, ela alcançou 3,2 milhões de assinantes e um faturamento de 150 milhões de dólares. Tudo isso sem nenhum investimento em propagandas nas mídias offline como televisão – repare que eles eram concorrentes da Gillete! Apesar dos investimentos bilionários da Procter & Gamble (dona da Gillete), não competiram com eficiência no mundo digital, pois as regras do jogo são diferentes.

Por que essas situações ocorrem? Porque ainda há a visão limitada dos resultados que o marketing digital pode trazer. É preciso deixar de ver o universo digital somente como um apoio, mas sim como fator essencial para os negócios.

Pense no quão incrível é passar por toda esta tribulação com a tecnologia que possuímos. É bem verdade que, além de estar presente online, você precisa estar presente do jeito certo, o jeito que dará resultado. E como a empresa, concorrente da Gillete, conseguiu fidelizar o seu público? Um dos fatores essenciais foi a Experiência. Ainda de acordo com Kotler, além abrir a possibilidade de compras online, é preciso proporcionar uma experiência nova para os seus consumidores. O que isso quer dizer? Encantamento. Deixe seus clientes apaixonados por estarem envolvidos com a sua marca. Não tenha preguiça. Proporcione uma experiência única para os seus consumidores e você irá se diferenciar da sua concorrência.

O mercado está em constante movimento. E você não pode ficar parado.

Lembre-se: Apareça! Repense, reinvente e renove.

 

#assimquesejoga