Antes de mais nada: Don’t Panic. Em um período de crise como este, o papel do empreendedor – enquanto pessoa que identifica problemas e oportunidades, gera soluções e investe recursos na criação de algo positivo – mostra ainda mais seu valor pela resiliência em um contexto de instabilidade. Sem soar apático, nem deixando o luto nos cegar, devemos unir o que há de melhor em nossa humanidade e assim direcionarmos nossas ações de maneiras efetivas. Então, respira. Melhora sua postura e regula o brilho dessa tela, para não prejudicar a visão 😉 Está se hidratando bem? Sim? Então, vamos lá.

Em momentos de crise, soluções eficazes são uma arma direta para evitar mais danos

Em questão de meses, o mercado, que naturalmente está em constante transformação, precisou se reinventar. As implicações dessa crise exigiram que as atuais vias de acesso fossem repensadas e otimizadas, além da exigência de que novas vias fossem criadas para que o fluxo de dados e pessoas continuasse a seguir. A necessidade do distanciamento social, como forma de evitar a propagação do vírus, fez com que toda a estrutura de comércio fosse repensada. A exigência de hábitos de higiene e de convívio mais rigorosos pôs em xeque a capacidade de gerenciamento de equipes inteiras. A implementação do home office em diversos setores lançou uma lupa sobre os processos internos e externos das empresas, maximizando as pontas soltas e as bem amarradas também.

Pensando nisso, veja a seguir 7 exemplos de soluções de empreendedorismo diante desta crise:

1. Empresários readaptam livraria para continuar funcionando na pandemia

Sob o efeito direto das medidas tomadas para evitar a propagação da Covid-19, o empreendimento Livroteca Story Time precisou se adaptar e se reinventar para continuar atendendo.

“Então, para manter isso, a nossa oferta de livros não poderia ser aleatória, em um catálogo online. Eu não quero só vender livro, quero vender o livro certo para a pessoa certa. A gente foca no atendimento super personalizado”.

2. Fotógrafas reinventam forma de trabalho durante crise da Covid-19

Frente às barreias da crise, uma solução criativa significou a manutenção da renda de algumas profissionais em fotografia.

“pensei: vou fazer registros remotos, já que é possível fazer isso. E aí eu vi uma oportunidade de negócio que iniciei com muito cuidado” “fotografei uma família na Alemanha, duas na Itália, e outras na Inglaterra, indonésia, além de pessoas em Brasília e em São Paulo.”

3. Soluções contra a Covid-19

A necessidade de sobreviver levou uma série de startups a direcionarem seus produtos para enfrentar o novo coronavírus, buscando diferencial e efetividade. Por exemplo: há uma startup que produz impressoras 3d. Com a mudança no mercado, uma ótima solução para ela foi direcionar sua capacidade produtiva em produtos necessários para o enfrentamento da pandemia, usados pelo setor médico.

4. Surgimento de novos negócios, formais e informais

Diante da necessidade de renda nesse período incerto, muitos profissionais optaram pela abertura de pequenos negócios, focados na experiência do consumidor e na mobilidade dos serviços.

5. Adaptar, adaptar, adaptar

A frente de um serviço que não se enquadra entre os essenciais, uma empresária do ramo de marketing esportivo usou de uma estratégia rigorosa e bem orquestrada para se manter no jogo durante a crise. “Minha capacidade de adequação não foi sorte ou estabilidade financeira, mas anos de estratégia em vigor. Priorizo ​​a representação de talentos e a construção de relacionamentos em nossa comunidade de marketing esportivo.”

6. Iniciativas para apoiar os próprios empreendedores

Em busca de fortalecer o empreendedorismo neste momento delicado, diversas startups estão oferendo plataformas gratuitas, orientações sobre a pandemia e consultoria financeira para profissionais que trabalham de forma autônoma.

7. Focar no essencial

A Eat Fit é uma startup com conceito sustentável que preza a alimentação saudável.

“A situação do coronavírus só fez a gente reforçar o que já tínhamos que era a relação de higiene na embalagem do produto e a entrega sem contato. Adaptamos um saco plástico transparente na nossa marmita para que pessoa possa higienizar com álcool por fora. São ideias que os grandes tiveram, mas que já fazíamos há algum tempo.”

Há uma mudança de valores e de prioridades em curso

Observar, aprender e executar sem esquecer do valor das vidas, eis um desafio.

No atual momento, demonstrar solidariedade é a melhor forma de se comunicar com seu público. As prioridades mudaram. Se antes seu negócio falava de suas vantagens econômicas e diferenciais nos produtos, talvez de maneira rígida e parcial, hoje é preciso demonstrar EMPATIA.

As grandes empresas já estão se posicionando frente a demandas sociais de maneira muito mais humanizada. Como exemplo, a Magalu que, pelo exercício de empatia para com os funcionários – que estavam apreensivos, bem como todo trabalhador brasileiro também estava perante os rumores da crise e de como ela poderia afetar suas rendas – se posicionou para evitar as demissões, aumentando o suporte aos trabalhadores e demonstrando publicamente sua postura.

Analisando tudo isso, sob a ótica amarga de uma pandemia, temos de observar que ocorre uma super exposição dos negócios, da comunicação feita, da linguagem utilizada. Portanto, é preciso prestar atenção para o modo como tem sido feita a comunicação do seu empreendimento. Mostre que há sentimento. Mais do que números, sua marca precisa demonstrar que se preocupa com o ser humano. Nesse sentido, observe que já está em curso tal mudança de valores e de prioridades das empresas.

Com base nisso, listamos 7 propostas de soluções humanizadas que já demonstram ótimos feedbacks.

1. Empatia

Um exemplo de ação empática é a demonstração de cuidado para com os idosos. Alguns negócios passaram a oferecer serviços especiais aos idosos para protegê-los do novo coronavírus, demonstrando preocupação com essa classe vulnerável.

2. Mais conhecimento

Capacitações e cursos à distância já eram uma realidade, mas após a pandemia aumentou significativamente a oferta de conteúdos online que oferecem conhecimentos instantâneos, muitos deles gratuitos, perante a crise econômica provocada pela pandemia.

3. Resgate do passado

Outra tendência que a pandemia vai acelerar é a nostalgia por objetos simples do passado, aumentando ainda mais os interesses por versões analógicas de produtos, como câmeras fotográficas com filme, vitrolas.

4. Práticas éticas e sustentáveis

O público consumidor passou a exigir maior engajamento das empresas, demandando práticas mais éticas e sustentáveis, além de maior responsabilidade social e ambiental. Exemplos de marcas que entenderam essa tendência são as grifes de roupa que passaram a confeccionar uniformes para profissionais de saúde.

5. Locavorismo

Devido às instabilidades ocasionadas pela pandemia, os pequenos negócios sofreram grandes impactos. Perante isso, uma das mudanças observadas foi a valorização do comércio local, principalmente dos pequenos negócios. Essa tendência tem impulsionado um tipo específico de comércio alimentício: o locavorismo, isto é, a prática de comprar alimentos apenas de produtores ou pequenos comércios da região, priorizando empreendimentos locais.

6. Otimização de processos

Em um momento que empresas congelam contratações e buscam alternativas para sobreviver, a startup de recrutamento e seleção Gupy conseguiu nadar contra a maré. Com uma estratégia focada na adaptação de produtos e no oferecimento de novos serviços para o departamento de recursos humanos, a empresa cresceu 25% no primeiro trimestre.

7. Delivery diferenciado

As entregas a domicílio foram uma novidade, sobretudo, uma necessidade para várias empresas do país por conta da crise provocada pelo novo coronavírus. Esse modelo de venda é o que mais está sendo utilizado no momento, inclusive as sorveterias precisaram se adequar. Com foco no diferencial e na praticidade do serviço, é uma área que está cada vez mais se aperfeiçoando.

O papel do empreendedor mostra ainda mais seu valor pela capacidade de lançar luz a oportunidades e soluções em momentos de instabilidade

Como falamos no início do texto: respire. Nós, enquanto humanidade, já passamos por diversas crises. Cada uma delas foi superada com a CRIATIVIDADE e a RESILIÊNCIA que só o ser humano possui.

Lembre-se de que empreender em tempos de pandemia é agir com a vontade e a determinação de quem quer ajudar o mundo – sua cidade, seu estado, sua região – pois, soluções inovadoras impactam diretamente a vida das pessoas, trazendo bem-estar para todos. Empreender durante a pandemia é uma forma de resistir a ela, visto que, em momentos de crise, soluções EFICAZES são uma arma direta para evitar mais danos.

#assimquesejoga

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