Definitivamente não existem respostas certas ou estratégias simples em tempos de incertezas, principalmente, quando resultam de uma conjuntura mundial. Atualmente, o exemplo mais perceptível é a crise provocada pelo alastramento do coronavírus pelo mundo.

Isolamento social, cancelamento e fechamento de eventos e comércios e trabalho em casa foram as formas encontradas para combater a propagação do vírus. Diante desse cenário, é preciso aprender a lidar com essas medidas já reais em todo o mundo.

Tais ações resultaram em grandes mudanças na rotina de todos nós, especialmente, no mercado empresarial.  Nesse sentido, precisamos manter nossa saúde, como também a saúde das nossas empresas e continuidade dos empregos.

É preciso compreender o momento em que vivemos e pensar em quais práticas podemos realizar para minimizar os ricos em nossas organizações e aumentar as possibilidades de permanência de nossos serviços.

 

Por esses motivos, preparamos estas 7 dicas para que você veja mais alternativas de comportamentos que o auxiliará em meio a este panorama de crise.

1 - Mantenha-se informado

Estar atualizado é fundamental para uma boa gestão de crise, sobretudo, por ser uma em âmbito mundial. Acompanhar as notícias, nesse cenário, significa estar por dentro do contexto que seu negócio estar, como também, especialmente onde seus stakeholders estão inseridos. Pela primeira vez na história moderna, estamos todos envolvidos em uma mesma situação de incerteza.

Monitore todas as notícias e situações que se relacionam e são importantes para o seu negócio. Ou seja, o contexto mundial, ações da concorrência, reação do público, comentários de clientes etc. Procure as ferramentas que podem te auxiliar, sites e aplicativos de monitoramento confiáveis.

2 - Trace cenários com redução de sua receita

Toda crise traz consigo perdas para a empresa, por isso é preciso estar a frente e imaginar como seria caso isso acontecesse. Dessa forma, as respostas de sua empresa diante uma crise serão mais rápidas e eficazes. Analise o potencial de sobrevivência a curto prazo, pense assim: “Quanto tempo sou capaz de sobreviver com a estrutura física e financeira montada atualmente?”

Imagine como seria se sua empresa tivesse uma redução da sua receita em 10, 30 e 50%. Trace as medidas que deveriam ser tomadas e as possíveis formas de resolver isso. Atente-se também para a redução de 100% de sua receita devido ao fechamento da loja física. Quais as formas de continuar sem a presença física? Como manter o salário dos funcionários?

Imaginar os cenários e buscar soluções é essencial para controle das crises.

3 - Atente-se para o seu caixa

Redução de receita implica em minimizar ao máximo os gastos e os custos da empresa: faça acordos com os fornecedores e fique atento aos auxílios governamentais. Avalie todas as despesas de sua empresa, sempre há aquele gasto desnecessário, aquele que pode ser diminuído e aquele que pode ser excluído.

Até que haja uma melhora no cenário, os certes são fundamentais para a permanência do negócio. Sempre observe os auxílios que o governo proporciona ao empresário neste momento.

4 – Crie estratégias para aumentar o faturamento

Estagnação não pode imperar naquele que tem o espírito empreendedor, não é mesmo? É hora de soltar toda a criatividade acumulada. Entendendo o momento e a situação que seu público estar, crie estratégias para continuar perto dele, mesmo que distante. Reúna uma equipe, para que juntos busquem soluções para o momento.

Várias ações podem ser tomadas em cenários de ameaça, como o atual. Investir em comunicação e marketing pode ser um bom caminho. Saiba mais em:

5 - Faça o Fluxo de Caixa da empresa

Nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Para isso, o empresário conta com um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, denominado fluxo de caixa, ou seja, é um grande aliado para a gestão financeira de seu negócio.

Nestes tempos de pandemia da Covid-19, o fluxo de caixa é essencial para o seu negócio! Com ele, você sabe a situação das finanças de todo o negócio, tem conhecimento se sobrará ou faltará dinheiro no mês, isto é, o Fluxo de Caixa é o maior aliado da empresa neste momento.

6 - Dissemine a importância das boas práticas de higiene e saúde

Estamos todos envoltos em uma crise sanitária acentuada pela globalização com consequências drásticas para todo o mundo. Dessa maneira, como forma se ser solidário com o momento, sua empresa pode e deve se manifestar.

Mostre que se importa com as pessoas, com a vida. Além de formas de prevenção e combate, você pode também expressar mensagens de reflexão em encorajamento nesse período, sempre como forma de manifestar os valores de seu negócio na prática neste momento.

7 - Atualize a comunicação de sua empresa

Reinventar-se não é um empecilho para você, empreendedor, não é mesmo? Buscar novas formas para melhorar e obter resultados mais satisfatórios é essencial para a existência de sua empresa. E uma das áreas mais importantes é a Comunicação. Mas, lembre-se que comunicação NÃO é só conversar. Envolve processos, diretrizes, caminhos, metas bem definidas, entre outros.

Uma linguagem ou estratégia equivocada pode implicar em resultados não proveitosos e até mesmo causar “cancelamento” da sua empresa pelas pessoas e mercado. Portanto, seja assertivo, claro, transparente, objetivo e conciso.

O mundo está em constantes mudanças e o que sabemos hoje não será o mesmo do que daqui a uma semana. Tudo mudou. A forma de trabalhar, de se relacionar, de comprar. E essas mudanças trazem consigo ansiedades, inseguranças, medos, porém também carregam oportunidades. É uma grande chance de criar e inovar, afinal uma coisa é certa: tudo passará. E então, seremos mais fortes e melhores.

Precisa melhorar a comunicação de sua empresa? Ou criar uma campanha em solidariedade diante desta crise?

 

Entre agora mesmo em contato conosco!

Será um prazer ajudá-lo.